O que é publicidade e propaganda?

A publicidade é caracterizada como atividade profissional voltada para a difusão pública de ideias e conceitos relacionados a empresas, produtos ou serviços. O termo “publicidade” pode envolver diversas áreas de conhecimento que estão associadas com a divulgação comercial de produtos, mais especificamente atividades de planejamento, criação, veiculação e produção de peças publicitárias. No entanto, parece não ser uma atividade tão moderna assim, pois alguns arqueólogos encontraram uma espécie de tabuleta feita de argila, onde haviam inscrições babilônicas anunciando a venda de gado e alimentos, demonstrando assim a utilização de algum tipo de publicidade já na antiguidade. A publicidade atual, porém, foi desenvolvida principalmente após a Revolução Francesa (1789), tendo desde então aumento em sua importância e desenvolvimento em geral.

Já a propaganda é um modo específico para a apresentação de uma determinada informação, partindo de um objetivo planejado. O propósito é divulgar uma informação verdadeira, mas podendo ser geralmente parcial, não apresentando um quadro completo e equilibrado do objeto em questão. A propaganda surge basicamente de um contexto político, criando referência aos esforços patrocinados por governos e partidos políticos. Um tipo de manipulação de informações semelhante pode ser relacionada com a publicidade, mas em certo sentido, normalmente não é denominada de propaganda.

Imagem por freepik

Receba Novidades!

Inscreva-se para receber novidades diretamente por e-mail.

Invalid email address
Prometemos não enviar spam.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*